A tecnologia envolvendo a geração de energia solar é relativamente nova, embora esteja se tornando cada dia mais popular e utilizada.
Esse crescimento na busca por uma fonte de energia renovável faz com que muitas dúvidas surjam também.
Uma das principais nesse sentido é: a energia solar funciona com o tempo nublado?
Já podemos adiantar desde já que a resposta é: SIM, é possível gerar energia solar em dias nublados ou mesmo chuvosos.
No entanto, há algumas particularidades sobre esses casos que vamos detalhar melhor no decorrer deste artigo. Confira agora e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica funciona de maneira bastante simples, transformando os raios solares em energia elétrica, igual a essa que usamos normalmente em nossos aparelhos eletrônicos.
No entanto o processo necessário para chegar até esse resultado é um pouco mais complexo.
Os fótons, componentes da luz solar, atingem os painéis solares, que são compostos por pequenos módulos chamados células fotovoltaicas.
Essas células são responsáveis por receber essa radiação solar, e por meio de uma reação em seu interior, a transformam em energia elétrica.
No entanto, essa energia ainda não é compatível com nossa rede comum. Por isso, são usados os microinversores solares, que adaptam a energia recém convertida, de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA) – essa última sim, é a mesma utilizada pelos aparelhos eletrodomésticos e que é distribuída na rede pública de energia
Afinal, a energia solar funciona com o tempo nublado?
Como pudemos ver, a geração de energia solar em um sistema fotovoltaico depende diretamente da incidência solar. Ou seja, quanto maior a quantidade de raios solares que atingem as placas fotovoltaicas, maior a quantidade de energia gerada.
Mesmo em dias nublados ou com ocorrência de chuvas, ainda há irradiação solar e os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens, ainda que em uma quantidade bem mais baixa.
Por isso, a resposta é sim: a energia solar funciona com o tempo nublado, só que com uma capacidade menor.
No entanto, o tempo chuvoso não é totalmente prejudicial para os sistemas de energia solar, uma vez que as chuvas ajudam a conservar a longa vida útil dos painéis solares. Isso porque, ao realizarem uma espécie de limpeza, contribuem para o melhor funcionamento e duração desses componentes.
É possível contornar essa questão?
Pensando nessa questão, os grandes fabricantes de painéis solares já oferecem no mercado opções pensadas em tirar o melhor proveito de situações como dias nublados ou chuvosos.
No entanto, ainda assim é possível optar pela utilização de baterias solares.
Disponíveis em 3 versões diferentes, elas servem para armazenar a energia solar produzida especialmente nos momentos de maior incidência do sol, que pode ser aproveitada nestes momentos de tempo nublado, chuvoso ou principalmente durante a noite.
São disponíveis as baterias solares:
- chumbo-ácido;
- níquel-cádmio;
- íons de lítio.
Elas atuam em conjunto com o sistema chamado Off-Grid, onde não há o suporte da rede pública de energia elétrica. Nesse modelo, a geração de energia e sua utilização é totalmente independente, e só pode ser funcional com o uso das baterias.
Porém, seu alto custo e vida útil relativamente baixa fazem delas opções menos viáveis para o público em geral – especialmente para quem tem a possibilidade de optar por um sistema On-Grid – que é ligado à rede de abastecimento.
Agora que você já conhece mais uma particularidade do sistema de geração de energia solar, fique à vontade para conhecer nosso blog e ficar por dentro das demais. São diversas vantagens, que contribuem para que a energia solar seja a fonte de energia renovável que mais cresce no mundo todo.
Venha fazer o seu orçamento, sem compromisso com a SOLARITIMA, e descubra o tamanho da economia que esse investimento tem para oferecer a você, sua residência e empresa.