O mercado de energia solar segue bastante aquecido, com o perdão do trocadilho.
No Brasil, esse segmento sempre apresentou imenso potencial. Seja pela quantidade de pessoas e empresas que aderem à geração de energia limpa todo ano, seja pelo privilégio geográfico do país.
No entanto, alguns movimentos resultaram um bom crescimento no setor de energia solar, o que apresenta ainda mais perspectivas para seu futuro.
É disso que nós vamos tratar neste artigo. Portanto, se você já investiu ou ainda deseja investir na fonte de geração de energia limpa e renovável, não deixe de conferir!
O uso de energia solar no mundo
O setor de geração de energia elétrica apresenta crescimento constante como um todo. No entanto, quem mais apresenta avanços dentro dessa área é a energia solar fotovoltaica.
De acordo com o Relatório de Status Global de Renováveis (REN21), divulgado em Junho deste ano, foi possível incrementar a capacidade instalada para geração de energia solar em mais 115 GW.
Esse número representa um crescimento de 22,5% em 2019, em relação aos valores apresentados no ano anterior.
Hoje, a capacidade de produção mundial gira em torno de 627 GW, e estimativas apontam para que em 2020 esse valor aumente em mais 100 GW, mesmo com toda a retração da economia, causada pela pandemia.
Há cerca de 10 anos, o valor beirava os 23 GW de capacidade instalada em todo mundo.
Também confirmam os rumos que a geração de energia solar tem tomado o estudo revelado pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, ou IEA na sigla em inglês).
Nele, a grande conclusão é de que a energia solar será a principal fonte energética do planeta até o ano de 2035. E o Brasil está incluso nesse futuro.
O avanço da energia solar no Brasil
Aliás, vale dizer que o papel que o Brasil tem desempenhado com relação a energia solar no Brasil é de bastante destaque – protagonismo, quando falamos de América Latina.
De acordo com o REN21, o país encerrou 2019 com 4,5GW de capacidade solar instalada, o que apresentou um crescimento de 2,1 GW somente no ano passado.
Dessa forma, o Brasil foi a nação com maior crescimento no setor em todo a América latina, seguido por México e Argentina.
Inclusive, por aqui a energia solar fotovoltaica segue sendo a matriz elétrica que mais apresenta crescimento: foi registrado um avanço de 88% em 2019, em relação aos valores de 2018.
Para efeitos de comparação: a segunda forma de geração de energia que mais cresceu foi a energia eólica, que apresentou aumento de 7%, seguida da energia hidrelétrica, que avançou 5%.
Energia solar: vantagens para o seu negócio
Uma pesquisa recente feita pela ABSOLAR indica que a adoção de um sistema de geração de energia solar pode ser benéfico e positivo, especialmente para os microempreendedores.
No questionário, realizado em parceria com o Sebrae, 96% dos proprietários de pequenos negócios afirmaram que a experiência com energia solar fotovoltaica trouxe resultados positivos para seu negócio.
Para exemplificar: as projeções indicam que a geração distribuída solar fotovoltaica pode acrescentar mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios para os consumidores do setor elétrico, até 2035.
Todos esses dados e valores, somados às diversas vantagens que a geração de energia solar te proporciona, fazem deste um momento perfeito para realizar esse tipo de investimento em sua empresa e colher os frutos.
Por isso, convidamos você a conhecer mais de perto como a SOLARITIMA pode contribuir com a transformação de sua empresa. Solicite um orçamento gratuito com nossos profissionais e visualize o tamanho da economia.
E claro, continue de olho aqui em nosso blog. Ainda vamos trazer muito mais conteúdo sobre a energia solar e sobre o quanto ela é necessária para nosso planeta.