Uma placa de energia solar residencial pode gerar uma economia de até 95% nos gastos com energia. Dessa maneira, é uma alternativa viável para muitas pessoas que almejam ter uma opção mais sustentável e econômica.
Dessa forma, a energia solar fotovoltaica serve para os mais diversos tipos de ambientes: indústrias, pequenas empresas, agronegócio e até residências. Portanto, hoje vamos abordar quanto custa uma placa de energia solar residencial. Leia para saber!
O que é uma placa de energia solar residencial?
Antes de começarmos a falar sobre a placa de energia solar residencial, é necessário tirar algumas dúvidas básicas sobre isso. Na verdade, para começar a obter esse tipo de energia, a sua casa precisa de um kit de energia solar.
Nesse kit, então, há uma composição de painéis solares, de inversor, diversos cabos e conectores, estruturas de fixação, entre outros. Tudo isso junto vai gerar a energia que você deseja para alimentar o ambiente residencial.
Por isso, quando falamos sobre quanto custa uma placa de energia solar residencial, na realidade é necessário abordar diversos pontos. Assim sendo, todos esses equipamentos devem ser levados em consideração.
Além disso, cada ambiente residencial é diferente do outro, não é verdade? Uma casa onde vivem 5 pessoas não consome o mesmo que um prédio em que residem diversos condôminos.
E isso também afeta no valor. Ou seja, quanto mais energia for necessária, maior deve ser a capacidade e a potência dos equipamentos. Em outras palavras, também tende a custar mais.
Por fim, além de comprar a placa, é necessário também que ela seja instalada, concorda? E assim como para instalar um ar-condicionado ou um móvel, também há necessidade de pagar a empresa especializada que irá realizar o serviço.
Ainda assim, mesmo com tudo isso, a placa de energia solar residencial deve ajudar bastante na economia. Estima-se que em alguns anos ela já retorna o valor investido somente em economia na conta de luz.
Lembre-se de que as taxas e aumentos na energia elétrica convencional são cada vez maiores. Além disso, as estruturas de energia solar possuem a vantagem de durar mais de 25 anos. Portanto, você paga o investimento nos primeiros anos e depois apenas usufrui.
O que influencia no valor de uma placa de energia solar residencial?
Uma placa de energia solar residencial é importada. Por isso, de antemão, há uma variação do mercado à qual se soma o valor do câmbio quando você estiver comprando a sua. Dessa maneira, pode haver uma variação com relação aos valores que estamos colocando aqui.
De toda forma, mesmo com o valor do dólar alto, continua sendo vantajoso investir na energia solar fotovoltaica. Porém, para isso o correto é sempre procurar empresas especializadas, as quais darão todo o suporte e garantem a qualidade do produto.
Primeiramente, você deve solicitar um orçamento junto com o projeto. Nesta etapa serão consideradas as necessidades que a sua residência possui e quais são as condições do local em que será feita a instalação.
Após isso, é hora de adquirir kit de energia solar. Nos dias atuais, há a alternativa do financiamento específico para energia solar, sobre o qual já falamos em publicação anterior.
O que determina o valor de uma placa de energia solar é a capacidade dela de converter a radiação do sol em energia elétrica. Isto é, quanto mais ela for eficiente, melhor ela é e mais cara tende a ser, com uma tecnologia mais avançada.
Assim, uma placa de 16,5%, por exemplo, gera 165 Watts/m², enquanto uma de 20% gera 200 Watts/m². Perceba aqui a variação entre os níveis de eficiência de cada placa.
No entanto, o ideal é considerar o valor completo. Ou seja, da placa de energia solar residencial e mais a instalação. Falaremos disso na próxima seção!
Qual é o valor da placa com instalação?
Bom, retomando, uma placa de energia solar residencial precisa de uma instalação eficaz, concorda? Afinal, não adianta muito comprar e deixar ela de lado ou de qualquer jeito, sem poder aproveitar.
Dessa forma, a mão de obra cumpre um papel fundamental nessa hora. Por isso, vamos considerar o valor do kit completo para as necessidades básicas de uma casa.
Nesse caso, pense em um consumo de aproximadamente 185 kWh. Para essa residência, uma geração de energia que alcance esses números possui o custo de cerca de R$ 15.000,00, já com tudo incluído.
No entanto, e se muito mais do que isso é necessário? Bom, para ambientes que precisam gerar cerca de 4,4 kWp, os valores podem variar entre 35 mil e 40 mil, em média.
Assim como falei antes, o custo-benefício é positivo, ainda que o valor possa parecer alto à primeira vista. Além disso, é possível conseguir uma linha de crédito que permita que você pague parcelas correspondentes ao seu gasto atual em energia elétrica até finalizar o pagamento.
Como pesquisar preços de uma placa
Para pesquisar preços de uma placa de energia solar residencial, você deve ter um certo cuidado. Como já foi dito, há variação entre uma série de fatores: a marca, a qualidade do produto, a eficiência, a potência máxima, entre outros.
Por isso, sem conhecimento é complicado ir atrás de um produto de qualidade. Em especial, porque depois você vai ter de fazer a instalação e, de qualquer forma, vai precisar de alguém que entenda.
Em virtude disso, o melhor é buscar orçamentos com as empresas especializadas. Somente um profissional poderá avaliar sua necessidade e o que mais se adequa.
Onde comprar um kit energia solar fotovoltaica residencial?
Na Solaritima, realizamos todas as etapas para que você passe a ter energia solar fotovoltaica na sua casa! Por isso, se estiver pensando em adquirir uma placa de energia solar residencial, venha falar conosco.
Na hora da compra do produto, você deve procurar um kit de energia solar como já mencionamos antes. De modo complementar, há outros serviços importantes, como o projeto, a instalação e a homologação.
Existe uma ampla rede de fatores de qualidade e de segurança que devem ser observados. Somente assim você terá certeza de que está tendo o melhor do seu sistema de energia fotovoltaica.