kit energia solar residencial no teto de uma casa

Kit Energia Solar Residencial: qual o melhor para a minha casa?

Hoje em dia, já é de conhecimento de muita gente as vantagens que um Kit Energia Solar Residencial pode gerar, não é mesmo? Além de gerar economia, a energia solar também é sustentável do ponto de vista ecológico.

No entanto, na hora de buscar uma solução para sua casa, muita gente fica em dúvida. Afinal, quais são os tipos de kits de energia solar fotovoltaica existentes? Como saber qual é o melhor para a minha casa? Entenda!

O que é um Kit Energia Solar Residencial?

Instalador mostrando Kit Energia Solar Residencial recém instalado

Um Kit Energia Solar Residencial, também conhecido como kit placa solar, é um conjunto de recursos utilizados para captação de energia solar. Ou seja, é tudo que você precisa para ter esse tipo de energia funcionando em sua casa.

Dessa forma, elementos como painéis fotovoltaicos, cabos, estruturas de fixação, inversor solar, entre outros, fazem parte do Kit Energia Solar Residencial. Assim, a ideia, com o kit, é que não falte nada mais para a instalação ser realizada normalmente.

No entanto, vale a pena ressaltar que nem sempre um Kit Energia Solar Residencial será igual ao outro. Isso porque existem alguns itens que podem variar em função do tipo de estrutura da sua residência ou do sistema que se deseja instalar.

Por isso, existem peças que podem compor o kit de uma pessoa, mas não de outra. E aqui não é para se assustar, uma vez que isso pode realmente ocorrer. O ideal é seguir as orientações de empresas especializadas em energia solar.

Entre os principais produtos que compõem o Kit Energia Solar Residencial, podemos destacar as funções dos seguintes:

  • String box: serve para conectar os cabos provenientes dos módulos fotovoltaicos ao inversor, ao mesmo tempo que oferece proteção ao sistema;
  • Painel fotovoltaico: é a peça responsável pela captação e conversão da energia do sol para a energia elétrica;
  • Inversor: possibilita o armazenamento da energia, permitindo, assim, o uso em casa;
  • Estruturas de fixação: como sugerem o nome, servem para pôr em pé todo esse sistema.

Vale ressaltar, ainda, que algumas dessas peças variam em modelos. Assim como falei antes, tudo depende do tipo de sistema que está sendo implementado e das características da residência. Para cada caso, haverá um ou outro modelo mais indicado de cada peça para compor o Kit Energia Solar Residencial.

Tipos de Kit de energia fotovoltaica

Pois bem, agora que você já entendeu o principal a respeito do que faz parte de um Kit Energia Solar Residencial, vamos avançar um pouco. Então, vamos falar dos tipos de kits existentes na tecnologia atual.

De maneira geral, há duas formas de energia solar fotovoltaica: on grid e off grid. Veja abaixo as principais diferenças entre cada uma delas.

1.      Kit Energia Solar Residencial on grid

Primeiramente, vamos falar do Kit Energia Solar Residencial do tipo on grid. Esse tipo de captação de energia fotovoltaica tem a característica de gerar energia durante todo o tempo, independentemente de demais questões.

Assim sendo, exige equipamentos como os que mencionamos acima (painéis, inversor, cabeamento), cabeamento para corrente contínua e um controlador de carga.

Ressalta-se aqui a importância do inversor solar, o qual fica entre o ponto de fornecimento à sua rede doméstica e ao sistema de geração de energia fotovoltaica. Desse modo, ele recebe a energia que vai sendo gerada na forma de corrente contínua, em seguida convertendo para corrente alternada.

Portanto, em outras palavras, ele converte a energia para uma forma que pode ser utilizada dentro de casa. Além disso, também oferece proteção ao sistema, como falamos na seção anterior.

2.      Kit Energia Solar Residencial off grid

Em seguida, outro tipo de Kit Energia Solar Residencial é o off grid. Aqui, existem algumas diferenças para o on grid, como vamos explicar agora.

Basicamente, no sistema de energia solar fotovoltaica off grid o sistema não precisa estar conectado à rede elétrica da residência. Dessa maneira, o modo com que ele armazena a energia é com baterias solares, para os momentos em que não há produção dela, garantindo o abastecimento.

Via de regra, o tipo de sistema off grid é mais utilizado em duas situações específicas. Primeiramente, quando algum equipamento da rede não está funcionando bem. Além disso, também se usa onde não há rede elétrica.

Os elementos que compõem esse Kit Energia Solar Residencial são similares ao anterior, ainda que funcione diferente. No entanto, ele possui a especificidade de necessitar de um investimento muitas vezes mais elevados, quando em comparação a um on grid.

Kits solares para outras funções

instalador avaliando a instalação do kit energia solar residencial

Não é só em residências que a energia solar pode ser uma excelente opção. Por isso, existem kits específicos que cumprem outras funções. É claro que, dependendo da necessidade, torna-se necessário um kit diferente, com peças distintas.

No entanto, para fins de conhecimento geral, há três grandes tipos para além do Kit Energia Solar Residencial. São eles os kits para energia solar fotovoltaica de bombeamento, de iluminação e para propriedades rurais.

Dependendo das necessidades, eles podem ser on grid ou off grid. Assim como no caso de um Kit Energia Solar Residencial, os de modalidade on grid são mais simples, mas nem sempre podem ser utilizados.

Os off grid são mais indicados para locais com menor vazão de bombas (no caso de kits de bombeamento e irrigação) e para onde há menos incidência da luz do sol, por exemplo. Assim, garantem uma estabilidade maior no fornecimento de energia.

Onde comprar um kit de energia solar fotovoltaica?

A Solaritima oferece as melhores soluções tecnológicas para quem deseja implementar um Kit Energia Solar Residencial. Atuamos em todo o território nacional com consultoria, projeto, comercialização, instalação e manutenção.

Quer saber mais? Clique aqui e venha conversar conosco!