Hoje em dia, a energia solar fotovoltaica já é uma realidade bem mais acessível do que era no passado. A economia gerada por ela permite, inclusive, o retorno do investimento em alguns anos. Ainda assim, pelo custo de investimento inicial, muitas pessoas optam por um financiamento de energia solar.
De fato, existem opções, em especial fornecidas pelos bancos, com diferentes limites, prazos juros e taxas diversos. Por isso, se você está procurando a melhor maneira de conseguir um financiamento de energia solar sustentável para o seu bolso, acompanhe a publicação!
1. Tenha um bom planejamento do que você precisa
Em primeiro lugar, entenda que não basta ir ao banco procurar um financiamento de energia solar. Antes disso, é necessário passar por algumas etapas, até mesmo para saber exatamente o que você irá procurar.
Ou seja, primeiramente é necessário entender as condições do local e as necessidades. Por exemplo, qual modelo e quantas placas de energia solar serão necessárias instalar para atingir o que é pretendido?
Como muitos equipamentos têm custos distintos, esse planejamento vai ajudar a entender o quanto será necessário investir. Afinal de contas, diferentes modelos permitem capacidades distintas de geração de energia.
Pense, por exemplo, em uma casa residencial. Agora, leve em consideração as necessidades de uma indústria. Concorda que a necessidade de um é muito diferente da de outro? Por isso, variam também valores.
2. Saiba quem pode realizar financiamento de energia solar
Você sabe quem pode conseguir um financiamento de energia solar? Será que existe alguma barreira ou todos podem conseguir?
Nos dias atuais, todos os consumidores que podem ingressar com sistemas de Geração Distribuída podem instalar seu sistema de energia fotovoltaica, regulamentada pela Resolução Normativa Nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, também podem buscar linhas de crédito para obter seu financiamento de energia solar.
Por certo, os bancos pedem burocracias próprias, mas a rigor todos podem ir atrás das linhas de crédito. Ou seja, desde imóveis residenciais até empresas pequenas, indústrias e o agronegócio podem obter seu financiamento de energia solar.
Com a popularização cada vez maior desses sistemas, há sempre mais alternativas para linhas de crédito. Portanto, o ideal é fazer uma boa pesquisa, como iremos falar no item abaixo.
3. Conheça linhas de financiamento de energia solar
Antes de solicitar o financiamento de energia solar, é preciso ter um orçamento de uma empresa especializada no setor, como a Solaritima. É nesse ponto que o projeto, sobre o qual falamos lá no início, se demonstra tão importante.
Então, a partir do momento que se tem isso em mãos, é hora de buscar opções em bancos da sua preferência. Naturalmente, o próprio banco coloca condições predefinidas para aprovar ou não a linha de crédito.
Uma vez que houver a aprovação, o banco deverá repassar o valor diretamente à empresa responsável pelo projeto. A partir desse momento, o projeto deverá andar normalmente, com o valor garantido.
Geralmente, as melhores alternativas de financiamento de energia solar fotovoltaica têm prazos de carência. Ademais, há diferentes condições que você deve analisar no momento da contratação.
Algumas opções de linhas de crédito de financiamento de energia solar são os seguintes:
- Linha Financiamento Solar – Santander: destinado a qualquer tipo de pessoa física e jurídica.
- BB Crédito Energia Renovável – Banco do Brasil: para pessoas jurídicas, financia até 90% do valor do bem.
- Agro Pronaf – Banco do Brasil: tem como público-alvo pequenos produtores que possuem declaração de aptidão ao Pronaf (DAP).
- FCO – Banco do Brasil: para pessoas jurídicas empresariais ou rurais.
- Finame – BNDES: para grandes empresas, disponibilizando até 80% do custo da obra.
- FNE Sol – Banco do Nordeste: destinado a pessoas físicas e empresas de qualquer tamanho.
- Financiamento para Energia Solar – Sicredi: qualquer empresa ou pessoa física pode solicitar.
4. Entenda para quem serve cada financiamento
Você deve ter notado que cada um dos exemplos de financiamento de energia solar citados acima tem suas próprias condições. Nas próximas seções, vamos falar a respeito de dois pontos importantes: entrada e como se planejar para pagar da melhor forma.
Algo que é muito importante, neste sentido, é saber quem é o público-alvo daquela linha de crédito em específico. Não adianta ter o melhor prazo de carência, as menores taxas e as melhores condições se não se destina ao seu perfil.
Por isso, uma maneira de procurar um bom financiamento de energia solar é conforme a área que você atua. Algumas linhas de crédito são exclusivas para o setor agrícola, outras para indústrias, e assim por diante. Se você for solicitar como pessoa física, as opções tendem a ser menores.
5. Iguale a parcela ao valor economizado em energia
Agora, para finalizar, vamos falar de algo bastante interessante para o planejamento do seu financiamento em energia solar. Isso diz respeito ao pagamento das parcelas e como você pode fazer sem prejudicar seu planejamento.
Para começar o assunto, lembra-se que mencionei sobre diferentes períodos de carência? Então, isso pode ter uma boa serventia. Tente ajustar este período para o mesmo em que está sendo realizada a instalação do sistema fotovoltaico.
Para complementar, busque diluir as parcelas em valores mensais que correspondem ao que você paga atualmente em energia elétrica, ou ao mais próximo disso. Então, teremos um cenário muito proveitoso.
Pense que isso permite que, quando estiver parando de ter de pagar valores altos em energia elétrica, irá começar o pagamento do financiamento de energia solar. Então, com os valores similares aos que você já paga, não irá sentir a diferença no início.
Ao final, provavelmente em cerca de 6 ou 7 anos você já terá finalizado os pagamentos do financiamento. E, após isso, ainda terá o sistema de energia solar por mais muito tempo, visto que ele pode durar até cerca de 30 anos.
Viu como é possível conseguir um bom financiamento de energia solar? Então faça agora mesmo seu orçamento com a Solaritima para começar a buscar o seu!