A produção de energia solar tem crescido nos últimos anos aqui no Brasil. Esse fato nos aponta um caminho bastante promissor para o uso da energia renovável, que ainda é muito pequeno diante do grande potencial que o país tem.
Questões geográficas fazem do Brasil uma nação solar, ou seja, há potencial para que o país seja, inclusive, o líder mundial no segmento.
Então, por que não investir no uso de energia solar?
Cabe a você decidir: vamos te apresentar agora as vantagens e desvantagens do uso de energia solar, seja em sua residência ou em seu empreendimento comercial.
Vem conferir e fazer uma escolha que pode dar uma energia extra à sua vida!
O que é a energia solar fotovoltaica?
Energia solar fotovoltaica é o tipo de energia obtida por meio da conversão da luz do sol, transformada em eletricidade.
O processo, de maneira resumida, é bem simples: a luz do sol é captada por meio das placas solares, que captam a radiação solar durante o dia e a transformam em energia elétrica comum por meio de um efeito chamado fotovoltaico – daí o nome do tipo de energia.
Também faz parte do sistema responsável pela transformação da energia um componente chamado de “Microinversor”, que é o responsável direto por converter a Corrente Contínua gerada pelas placas em Corrente Alternada, para ser utilizada junto a rede elétrica comum, tanto de sua casa quanto empresa.
Vale lembrar que esse sistema é ligado a rede elétrica normal da casa pelo fato de não haver produção durante a noite – a menos que haja uma bateria, para armazenamento, o fornecimento seria interrompido até que o sol voltasse a aparecer no céu.
As vantagens no uso da energia solar
A energia solar tem atraído cada vez mais adeptos e usuários por conta de suas diversas vantagens, especialmente no que diz respeito a questão da sustentabilidade e do meio ambiente.
Isso porque trata-se de uma fonte de energia totalmente renovável, e que serve como substituto ideal para os meios mais tradicionais de captação de energia elétrica – no caso da energia solar fotovoltaica.
Portanto, mais do que contribuir com o bolso de quem utiliza esse sistema, uma vez que causa grande economia na conta de luz, a energia solar contribui para todo o planeta, uma vez que não há qualquer tipo de agressão ao meio ambiente em seus processos de captação e transformação.
Além da grande duração de uma instalação do tipo, seu valor torna-se muito acessível diante desse tipo de vantagem. Além do mais, é comum que a economia gerada pelo uso da energia solar pague a instalação do sistema em poucos anos – o que, é claro, é sempre uma excelente ideia.
Para ficar mais fácil de se compreender o que torna a energia fotovoltaica tão vantajosa, vamos tratar de seus benefícios um por um:
- A energia solar é totalmente renovável, por ser extraída de uma fonte inesgotável – diferente de outros tipos de recursos renováveis, como energia eólica ou hídrica, a energia solar é a única com a qual temos a certeza de poder contar no dia seguinte, ainda que em menor escala.
- Os painéis fotovoltaicos, que captam a energia solar, são fáceis de instalar, não fazem qualquer tipo de barulho, e não causam nenhum tipo de poluição ou prejuízo ao meio ambiente.
- Outra vantagem dos painéis solares é o fato de ocuparem pouco espaço – são instalados nos telhados, sem que haja qualquer tipo de prejuízo estrutural.
- A taxa de manutenção do sistema de Energia Solar Fotovoltaica é muito baixa, por ser um sistema que não apresenta praticamente nenhum tipo de desgaste mecânico. Com uma limpeza anual, os painéis costumam durar mais de 25 anos!
- No caso da energia solar, sua fonte é completamente gratuita – o sol. Por isso, a energia fotovoltaica caminha a passos largos para ser considerada a energia renovável mais barata do mundo. Na China, a energia solar já é mais barata do que a energia elétrica, por exemplo. Esse tipo de queda no valor tende a se estender por todo o globo, conforme ela se torne mais utilizada.
- A economia gerada pelo uso da energia solar, em conjunto com a rede elétrica tradicional, pode ser de até 95% no valor de sua conta.
- A falta de rede elétrica pode ser compensada com o uso da energia solar – assim, locais mais distantes, que não contam com os serviços convencionais de energia, tem no sol a sua grande solução.
- Possuir um sistema de energia solar em sua casa pode contribuir também com a valorização do imóvel – que pode variar entre 10% e 30% do total.
As desvantagens no uso da energia solar
No entanto, há alguns pontos que ainda afastam os consumidores de adotarem esse tipo de energia em suas casas ou comércios. Essas características podem ser consideradas desvantagens no sistema fotovoltaico:
- O preço para a instalação do sistema é relativamente alto, no entanto, é importante ressaltar a sua longa vida útil, bem como o fato de que com o tempo, a economia do sistema acaba pagando a si mesmo. Além disso, hoje há possibilidades de financiamento, que tornam a realização do projeto viável para todos os públicos.
- Claro, a energia solar não pode ser produzida durante a noite – ou seja, será preciso contar com o auxílio da rede elétrica comum, ou de baterias para armazenar o que for coletado durante o dia. O mesmo vale para dias chuvosos.
- Ainda falta bastante incentivo por parte do governo, especialmente no que diz respeito aos impostos – o que contribui para que o sistema seja caro. Assim, é possível recorrer a financiamentos para tornar mais simples a aquisição desse sistema.
- A instalação das placas fotovoltaicas pode causar algumas alterações na parte estética do imóvel, por isso é preciso pensar esses detalhes com arquitetos e engenheiros, a fim das mudanças não se tornarem desagradáveis.
- Algumas aves podem ser prejudicadas por conta dos painéis solares – por serem espelhadas, podem dificultar a localização e compreensão de algumas espécies. Também é preciso tomar cuidado com relação ao aquecimento que essas placas geram, o que também pode acabar ferindo alguns pássaros.
- Um grande ponto negativo da energia solar, ao menos atualmente, é sua baixa capacidade de armazenamento. Não é possível guardar a energia para ser utilizada por longos períodos, o que pode ser um problema em grandes períodos de chuva, por exemplo.
Agora já é possível para você mesmo tirar suas conclusões sobre a energia solar, e se ela é recomendada para sua situação.
Se a resposta for positiva, então entre em contato conosco, pois aqui na SOLARITIMA nós temos a solução ideal caso você esteja pensando em energia solar fotovoltaica.
Venha conhecer um pouco do que já fizemos Brasil a fora, e seja você também mais um caso de economia e sucesso!