Um dos mercados que mais crescem é o de energia solar para companhias de todos os ramos. Veja aqui como você pode transformar a produtividade da sua empresa e economizar nas operações.
A adoção da energia fotovoltaica em empresas têm crescido muito em nosso País.
Em 2019, houve um aumento de 241% na utilização desta tecnologia no setor produtivo nacional, o que contribuiu significativamente na queda de preço dos equipamentos e da instalação. E não apenas isso: a economia gerada para a própria empresa é um dos grandes atrativos para o uso de energia solar.
Há uma série de benefícios para este investimento, e mostraremos vários deles ao longo deste artigo para que você possa tomar a decisão de implantar a energia fotovoltaica mais seguro de si. Você verá que há apenas benefícios nesta mudança.
Versatilidade na utilização
Uma das principais características da energia fotovoltaica é a capacidade de se adaptar aos mais diferentes ramos de negócio. Desde o mercado agrícola até a alta tecnologia, não existem barreiras para que você possa fazer este investimento.
Digamos que você precise automatizar algum sistema de alimentação de animais em sua fazenda, ou otimizar a utilização de energia para um determinado maquinário em sua fábrica. Estas e outras opções são plenamente possíveis, pois a utilização da energia fotovoltaica é similar a da rede elétrica convencional.
Outro fator bastante atraente neste investimento é que as placas fotovoltaicas podem ser colocadas em qualquer lugar que tenha um espaço necessário para o montante de energia que você deseja gerar.
Felizmente o Brasil é um país bastante ensolarado e consegue captar muita luz solar, mesmo em locais onde tradicionalmente são mais frios. Com o projeto certo, você vê logo as vantagens de ter energia solar em sua empresa.
Economia de energia
Este é certamente o maior atrativo da energia fotovoltaica. A capacidade de redução de custos de energia elétrica chega a beirar os 99% nos casos em que o sistema é implantado de forma a atender quase a totalidade dos recursos de uma empresa.
Imagine que você tenha um escritório com muitos computadores e outras máquinas que necessitem estar ligadas constantemente.
Os painéis solares podem dar conta de toda esta demanda, garantindo que sua conta de energia elétrica ao final do mês seja irrisória.
E por que ainda mencionamos a rede elétrica, mesmo quando falamos de energia solar. Porque ainda há um certo hibridismo no sistema, em que a rede elétrica tradicional é utilizada como uma espécie de bateria, seja para quando a empresa funciona à noite ou se o clima não colabora tanto.
O microinversor, um dos equipamentos que compõem toda a estrutura da energia fotovoltaica, é responsável tanto por adaptar a energia elétrica gerada pelas placas solares para dentro da empresa, como também para devolver o excedente para a rede da distribuidora. É assim, inclusive, que você pode lucrar com os créditos energéticos liberados pelas concessionárias.
Outros fatores a se considerar
A Resolução Normativa 482 é o documento que regulamenta o uso de energia fotovoltaica na condição de minigeradores de energia junto à rede elétrica. Com isso, há também a regulamentação do sistema de compensação que mencionamos, o qual permite que a sobra de energia se transforme em créditos.
Quando há baixa produção de energia pelos painéis solares, a concessionária pode abater estes créditos em sua conta de luz, ajudando ainda mais a reduzir seus custos mensais.
Por fim, mas não menos importante, está a questão da sustentabilidade.
O mundo inteiro pede alternativas que aliviem os efeitos do consumo desenfreado de recursos do planeta, assim como também os efeitos provocados pela poluição.
A energia fotovoltaica é 100% limpa e promove o benefício da sua localidade, além de agradar os consumidores, que hoje buscam por mais produtos sustentáveis.
Se você tiver interesse em conhecer mais profundamente como a energia fotovoltaica funciona e como ela pode ser aplicada em sua empresa, mande-nos uma mensagem por nossos canais. E continue seguindo a Solaritima nas redes sociais.