Quem conhece todos os benefícios e vantagens que o investimento em geração de energia solar trás, pode imaginar que a instalação do sistema seja um processo muito complicado.
Inclusive, o receio com esse procedimento pode afastar muitas pessoas que imaginam que a operação é complicada demais.
No entanto, embora o processo exija todo o conhecimento técnico de profissionais especializados, o passo a passo para contar com energia solar fotovoltaica em sua residência ou empresa é relativamente simples.
Hoje, nós vamos te mostrar todo o caminho percorrido para que você também possa contar com a fonte de energia renovável e limpa que mais cresce no mundo todo!
1. Contato com o cliente
Uma vez que há o interesse em contar com energia solar, o cliente contata a empresa com a qual deseja firmar parceria para o investimento na geração.
Procure conhecer previamente o funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica, e em alguns casos é até mesmo possível calcular sua economia na conta de luz com esse tipo de investimento.
É possível coletar mais informações visitando o site e as redes sociais da empresa com a qual você pretende trabalhar, além de conhecer seus projetos já implementados para ter certeza de que se trata de um grupo de profissionais qualificados.
2. Visita Técnica
Em uma visita técnica, os profissionais da empresa de energia solar vão até o local, para conhecer as futuras instalações pessoalmente. Dessa forma, é possível avaliar todos os pontos que podem exigir mais ou menos capacidade – incidência solar, pontos de sombra, tamanho do telhado disponível para instalação etc.
3. Orçamento
O próximo passo é definir quais serão os valores totais para investimento, por meio de um orçamento. Aqui serão colocados no papel todos os gastos que a obra vai exigir, desde material até mão-de-obra.
É sempre bom lembrar que o valor aplicado em um sistema de energia solar pode ser recuperado em uma média de 5 anos, por conta de toda a economia na conta de luz.
4. Aprovação do Orçamento
Aprovado o orçamento, com os gastos devidamente direcionados, é hora de dar início às obras em si para instalação do seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica.
5. Coleta de informações para projeto
Agora, com tudo devidamente aprovado, os técnicos precisam reunir todos os dados e necessidades de sua futura instalação, para que a próxima etapa tenha andamento.
Aqui são verificadas quantas placas serão utilizadas, a quantidade de microinversores solares, cabos, fiação e conexão com a concessionária de energia elétrica, além de alguma eventual alteração na parte física do imóvel que vai receber toda estrutura.
Normalmente, esse tipo de alteração no imóvel é muito pequena, uma vez que as instalações são feitas nos telhados. Portanto, pode ficar despreocupado.
6. Pedido dos equipamentos
Em seguida, todos os equipamentos que serão utilizados são solicitados junto aos fornecedores. Nesse momento, quem escolheu a empresa correta para instalação do sistema de energia solar fotovoltaica pode ficar despreocupado, uma vez que é natural haver parcerias com as melhores fabricantes do segmento.
7. Início do processo de homologação com a concessionária / Assinatura da documentação do projeto
Antes que a instalação em si seja iniciada, é preciso que todo o projeto envolvendo a geração de energia solar fotovoltaica seja devidamente aprovado pela concessionária de energia elétrica.
É preciso que tudo esteja de acordo com a resolução ANEEL 482/2012, que dispõe sobre geração de energia solar.
Depois de tudo devidamente aprovado, a documentação que envolve todo o sistema é enviada ao cliente para assinatura. Agora, legalmente, você já pode gerar a sua própria energia.
8. Chegada dos materiais
Chegaram os materiais? Ótimo! Após uma conferência, para ter certeza de que tudo foi entregue corretamente, os profissionais podem começar a se preparar para realizar a instalação.
9. Agendamento da Instalação
Junto do cliente, a empresa vai encontrar a melhor data para instalação do sistema de energia solar. No dia, é importante que um responsável pela residência esteja junto e acompanhe os procedimentos, para sua própria segurança.
10. Realização da instalação
Agora, uma das partes mais rápidas de todo o processo: a instalação. São cerca de 2 dias de procedimento, tempo que pode variar de acordo com o tamanho do sistema.
11. Pedido de Inspeção
Com o projeto devidamente aprovado e instalado, é solicitado que um técnico da concessionária de energia elétrica verifique e inspecione toda instalação.
Ele verifica se todos os parâmetros técnicos e legais estão sendo respeitados, para então partir para o último passo no processo.
12. Troca do medidor da concessionária
Depois de tudo aprovado, o relógio medidor comum é substituído por um modelo bidirecional (que calcula a entrada e saída de energia) e a conexão à rede elétrica de sua rua é autorizada.
Parabéns, agora você já pode gerar sua própria energia solar fotovoltaica e contar com todas as vantagens que esse tipo de investimento proporciona à você, sua residência ou empresa.
Ressaltamos mais uma vez a importância de contar com profissionais técnicos devidamente capacitados para cuidarem de todo o processo por você, como é o caso da SOLARITIMA.
Em nosso site você pode conhecer um pouco mais de nossa história, além de solicitar um orçamento gratuito e ficar por dentro de muito conteúdo a respeito de energia solar.