Com a queda nas temperaturas, é comum que a conta de energia venha mais cara ao fim do mês. Isso porque é normal que utilizemos mais o chuveiro elétrico, que é um dos grandes responsáveis pelos gastos com energia elétrica em nossas casas.
Portanto, é preciso ficar bem atento para não acabar gastando mais do que o planejado.
Pensando no bem estar de suas contas, decidimos separar algumas dicas bem interessantes para você colocar em prática aí na sua residência, e com isso, diminuir os valores gastos com energia elétrica.
Ficou interessado? Então vem conferir com a gente!
Dicas para economizar energia elétrica
Além de mudanças em sua rotina e nos aparelhos de sua casa, existem algumas dicas mais simples que podem contribuir diretamente para a economia de energia elétrica em sua casa. Isso, claro, sem falar no método de energia solar fotovoltaica, que reduz a sua conta de luz em até 95%!
Dá uma olhada no que você pode fazer por aí:
Mude seus hábitos
É importante repensar a forma de utilizar os aparelhos eletrodomésticos, especialmente em grandes períodos de tempo dentro de casa.
Então procure se atentar a detalhes que podem fazer a diferença como:
- apagar as luzes em cômodos vazios;
- diminuir o tempo no chuveiro;
- não utilizar a televisão como background (fundo) para outras atividades;
- evitar o uso de energia elétrica durante o horário de pico (das 17h às 21h), onde a tarifa é mais cara;
- rever a instalação elétrica da residência;
- lavar roupa sempre com a máquina de lavar em sua capacidade máxima;
instalar isolamento térmico em alguns cômodos, ou na casa toda – além de manter o ambiente mais fresco e agradável, vai reduzir a necessidade do uso de ar-condicionado.
Troque as lâmpadas
Substituir as antigas lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes, ou mesmo de LED, pode causar uma boa redução no consumo de energia elétrica – há modelos mais novos que podem gastar a metade da energia dos antigos.
Além disso, esses modelos de lâmpadas também são mais resistentes, e duram por muito mais tempo, além de fornecerem uma iluminação bem melhor.
Outra dica que pode potencializar esse item é a utilização de tintas mais claras, para manter o ambiente melhor iluminado. Cômodos escuros precisam de mais iluminação artificial, inclusive durante alguns períodos do dia, onde a iluminação natural funcionaria melhor.
Desligue os aparelhos da tomada
Isso mesmo: embora alguns aparelhos como roteador de internet e aparelho da tv a cabo não devam ser desligados mesmo quando não estão sendo usados, com os demais você não precisa se preocupar.
Portanto, evite deixar tv, aparelhos de som, home theater, videogames e computadores ligados em stand by: mesmo assim há consumo de energia, que ao fim do mês, pode fazer boa diferença na conta de luz.
Vale utilizar filtros de linha para ligar mais de um aparelho – assim, fica mais fácil desligar o abastecimento de todos eles de uma vez só.
Geladeira
No caso da geladeira, vale a pena se manter atento ao controle de temperatura: quanto mais frio aqui fora, menor a necessidade de frio lá dentro. E é sempre interessante evitar sua abertura muitas vezes – aproveite para pegar tudo de uma vez só, e economizar.
Outra dica importante é que uma geladeira cheia exige menos esforço de seu motor do que uma geladeira vazia, por isso, procure mantê-la abastecida.
Também verifique constantemente o estado de conservação das borrachas de vedação, que vão evitar maiores desperdícios.
Por fim, vale dizer que utilizar a parte de trás da geladeira para secar sapatos ou peças de roupa aumenta o seu consumo, portanto evite.
Ar Condicionado
Durante o frio, é recomendado desligar completamente o aparelho – inclusive, da tomada.
Se for necessário seu uso, procure fechar bem o ambiente onde ele está instalado, para que não haja troca de temperatura e o aparelho tenha que trabalhar ainda mais.
Também utilize cortinas, para que a luz do sol não traga calor para o ambiente, o que também exige mais do aparelho.
Utilize um sistema de energia solar fotovoltaica
A melhor dica que nós podemos te oferecer é adotar o uso da energia solar em sua residência ou empresa. Esse processo pode gerar a maior das economias em sua conta de energia elétrica, chegando a uma redução de até 95% em sua conta.
Além disso, todo o investimento feito para se utilizar da energia solar pode ser pago, em média, em até 5 anos. E considerando que esses sistemas têm vida útil de 25 anos, você terá muito tempo pela frente para se aproveitar de todas essas vantagens financeiras.
Como funciona o sistema de energia solar?
A energia solar é captada por meio de painéis solares, instalados em locais com grande incidência do sol. Essa energia captada é transformada em energia elétrica, graças às células fotovoltaicas, e depois levada até o microinversor solar, equipamento que adapta a energia para o mesmo tipo que usamos nas redes elétricas convencionais.
Esse sistema conta com fácil instalação, pode ser usada em residências e empresas, gerando grandes reduções nas contas de energia elétrica.
Além de ser usada em conjunto com a rede elétrica, esse tipo de energia pode ser armazenada em baterias – para utilização durante a noite, quando não há radiação solar.
Agora, por que adotar esse sistema?
As principais vantagens da energia solar fotovoltaica
Entre as maiores vantagens que o sistema de energia solar fotovoltaica nos proporciona, podemos citar:
- A energia solar é totalmente renovável, por ser extraída de uma fonte inesgotável – diferente de outros tipos de recursos renováveis, como energia eólica ou hídrica, a energia solar é a única com a qual temos a certeza de poder contar no dia seguinte, ainda que em menor escala;
- Os painéis fotovoltaicos, que captam a energia solar, são fáceis de instalar, não fazem qualquer tipo de barulho, e não causam nenhum tipo de poluição ou prejuízo ao meio ambiente;
- Outra vantagem dos painéis solares é o fato de ocuparem pouco espaço – são instalados nos telhados, sem que haja qualquer tipo de prejuízo estrutural;
- A taxa de manutenção do sistema de Energia Solar Fotovoltaica é muito baixa, por ser um sistema que não apresenta praticamente nenhum tipo de desgaste mecânico. Com uma limpeza anual, os painéis costumam durar mais de 25 anos!
- No caso da energia solar, sua fonte é completamente gratuita – o sol. Por isso, a energia fotovoltaica caminha a passos largos para ser considerada a energia renovável mais barata do mundo. Por exemplo, na China a energia solar já é mais barata do que a energia elétrica. Esse tipo de queda no valor tende a se estender por todo o globo, conforme ela se torne mais utilizada;
- A economia gerada pelo uso da energia solar, em conjunto com a rede elétrica tradicional, pode ser de até 95% no valor de sua conta.
A falta de rede elétrica pode ser compensada com o uso da energia solar – assim, locais mais distantes, que não contam com os serviços convencionais de energia, tem no sol a sua grande solução;
- Possuir um sistema de energia solar em sua casa pode contribuir também com a valorização do imóvel, cujo valor pode aumentar de 10% e 30%.
Agora você já pode aplicar essas dicas em sua residência e deixar as altas contas de energia para o passado – seu bolso e o meio ambiente agradecem!
Se você quer ficar de olho em mais conteúdo como esse, não deixe de acompanhar o nosso blog, que sempre tem muito material interessante para quem está de olho no assunto.
E claro, se você quer saber mais sobre energia solar e todos seus benefícios, converse com quem entende do assunto: entre em contato conosco ou solicite um orçamento, sem qualquer compromisso. Nós podemos encontrar juntos a solução que você tanto precisa!