Vantagens do microinversor sobre o inversor tradicional

A geração de energia solar está estritamente ligada a tecnologia. Seja para oferecer novas funcionalidades, avanços ou mesmo para modernizar equipamentos já existentes.

Dessa maneira, é possível fazer com que a energia fotovoltaica seja cada vez mais eficiente, fornecendo energia limpa e renovável para quem a utiliza.

Sendo assim, é comum que surjam inovações e evoluções, que além de facilitar a vida dos usuários, facilita o acesso universal à esse modelo de geração de energia.

Hoje, vamos falar sobre o microinversor de energia, componente dos sistemas de energia solar que substitui integrantes mais antigos, provendo assim maior eficiência e diversas vantagens com seu uso.

Vem conhecer porque é tão vantajoso optar por um microinversor de energia!

O que é um microinversor de energia?

O microinversor de energia solar foi criado para o mesmo propósito que um inversor solar tradicional, porém em um tamanho reduzido.

Criado para trabalhar individualmente com cada painel solar, tem como função transformar a energia elétrica gerada nas placas solares de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA) – que é a mesma utilizada pelos aparelhos eletrodomésticos e que é distribuída na rede pública de energia.

Dessa forma, podemos dizer que é o microinversor quem sincroniza o sistema de energia solar com a residência, ou empresa, de forma a eliminar completamente qualquer tipo de risco na utilização da energia.

Microinversor X Inversor de parede: quais as principais diferenças?

Os inversores solares tradicionais de parede, também conhecidos como string, atuam em conjuntos de placas solares.

Ligadas paralelamente em série, funcionam todas juntas, como uma grande unidade.

Já no caso dos microinversores, seu funcionamento é individual, uma vez que são ligados diretamente em cada painel solar.

Embora tenham a mesma função, a grande diferença é a forma como são instalados.

A partir daí, surgem diversas vantagens que apontam para os microinversores solares como uma solução mais inteligente e otimizada para sistemas de geração de energia solar.

[TABELA] Comparação entre o microinversor e inversor de parede

Se você ainda têm dúvidas sobre as principais diferenças entre o moderno microinversor e o mais tradicional inversor de parere, nós contamos para você.

Dá uma olhada nessa tabela de comparação, com os principais detalhes dos dois modelos, para que você mesmo decida qual deles é mais adequado às suas necessidades:

As vantagens de utilizar um microinversor de energia

Existem situações em que os inversores tradicionais não oferecem a melhor performance, seja por conta de sombras ou características físicas do telhado.

Por isso, vamos te contar porque optar por um microinversor é mais vantajoso para o seu sistema de geração de energia solar:

Segurança

Com a eliminação de cabos, pelos microinversores estarem diretamente ligados às placas, os riscos da instalação são bem menores. Isso se dá pelo fato deles trabalharem em baixa tensão, tipicamente 40V em corrente contínua, evitando exposição a incêndios causados pelo arco-voltaico.

Facilidade de Instalação

Muito mais práticos de manusear e instalar, os microinversores também contribuem para um ambiente mais organizado, por exigirem menos espaço.

Capacidade

Cada microinversor consegue comportar até dois painéis de 405W de capacidade. Por utilizar dois circuitos individuais, ele garante potência máxima aos painéis, individualmente.

Controle

A alta eficiência dos microinversores permite que cada painél seja monitorado de forma individual, o que permite verificar seu funcionamento adequado e máxima operação.

Qualquer adversidade em um módulo pode ser rapidamente identificada, e uma solução eficaz é prontamente providenciada.

Variedade de placas

Utilizando um microinversor, é possível instalar diferentes painéis solares – de qualquer marca e modelo, que funcionará de forma independente.

Versatilidade na instalação

Além de serem fáceis de instalar, as placas solares com microinversores podem ser adequadas de várias formas, orientações e inclinações – o que permite aumentar o aproveitamento do sistema.

Garantia

Um ponto importante a ser observado no momento de escolher um microinversor é sua garantia: a grande maioria dos modelos, oferece garantia contra falhas por um período que varia de 10 a 25 anos. Já os inversores de parede, costuma oferecer essa garantia por períodos menores: tipicamente, de 5 a 7 anos de proteção.

Mais eficiência em caso de sombras

No caso de placas ligadas em série a um inversor tradicional, qualquer sombra em uma parte afeta a eficiência de todo o sistema. O mesmo acontece em caso de sujeira.

Já nas placas com microinversores, essa queda seria registrada apenas em um módulo, com os demais funcionando perfeitamente.

SOLARITIMA: aliada das mais modernas tecnologias

Aqui na SOLARITIMA buscamos oferecer as soluções mais modernas para nossos clientes, sempre a fim de extrair a melhor performance e os mais eficientes resultados.

Por isso, optamos por utilizar apenas os microinversores solares em todos nossos sistemas de geração de energia solar.

Quer contar com todas as vantagens que um sistema de geração de energia solar têm para te oferecer? Vem falar com a SOLARITIMA!

Faça um orçamento gratuito em nosso site, e nossos profissionais vão entrar em contato para te esclarecer todas as vantagens que essa transformação pode levar para você e sua residência ou empresa.

Continue de olho aqui em nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo da energia renovável e limpa que têm cada vez mais atraído a atenção dos brasileiros que desejam evoluir quando se fala em energia elétrica.