Quantas placas fotovoltaicas minha casa precisa?

A quantidade de placas fotovoltaicas que seu sistema solar dispõe está diretamente relacionado à quantidade de energia elétrica que ele consegue produzir.

Mas ainda existem outros fatores que podem influenciar diretamente na produção.

Para conhecer melhor como funciona a geração de energia elétrica nas placas fotovoltaicas, e de quantas são necessárias para que sua casa seja completamente abastecida, vamos nos aprofundar no assunto no decorrer desse texto.

Se interessou pelo tema? Então boa leitura!

Placas fotovoltaicas: o que são?

De maneira resumida, podemos dizer que as placas fotovoltaicas são módulos responsáveis por absorver a radiação solar, e posteriormente transformá-la em energia elétrica.

Parte fundamental do sistema de energia solar, as placas são conhecidas como módulos fotovoltaicos, são formadas por células fotovoltaicas, as responsáveis diretas por absorver a energia dos fótons em seu interior.

Nós temos um artigo que explica detalhadamente o funcionamento das placas fotovoltaicas, que você pode acessar clicando neste link.

Ao fim, é possível compreender que a quantidade de energia que o sistema solar produz depende diretamente da quantidade de placas fotovoltaicas instaladas.

Então, isso é tudo que preciso saber para calcular quantas placas fotovoltaicas são necessárias para abastecer uma residência?

Influência na produção de energia solar

Há outros fatores que influenciam diretamente a quantidade de energia que as placas fotovoltaicas podem produzir.

Entre eles, vale destacar os seguintes:

Geolocalização

O Brasil é um dos países que conta com melhor exposição solar. No entanto, como se trata de uma nação com dimensões continentais, cada região conta com uma intensidade de exposição solar bem diferente da outra, o que influencia diretamente na quantidade de energia que as placas fotovoltaicas podem produzir.

Por exemplo, uma casa que consome uma média de 250 KWh precisa da seguinte quantidade de placas, de acordo com a região do país em que reside:

Uma residência na região Norte, Nordeste, Centro-Oeste ou Sudeste do Brasil precisa de 7 placas solares;
Uma residência na região Sul do país precisa de aproximadamente 6 placas solares.

No entanto, esse valor serve como referência, e a quantidade pode variar por conta de vários fatores climáticos, como índice pluviométrico, duração do dia, etc.

Incidência do sol

Outro fato que precisa ser observado é a incidência solar em sua residência. Existe boa iluminação no local, ou há prédios, construções ou obstáculos naturais ao redor que podem interferir na radiação que atinge o telhado/sistema solar?

Geralmente, as placas fotovoltaicas devem ficar voltadas para o norte, para que recebam mais raios solares e assim, produzam mais energia solar – mas é preciso que a incidência seja direta para maior aproveitamento.

Quantidade de energia consumida na residência

É preciso levar em conta quanta energia é consumida na residência, para que seja produzida uma quantidade adequada.

Essa média precisa ser feita com base em 12 meses de consumo, uma vez que no decorrer do ano há épocas em que ele é bastante variável.

Também é possível fazer o cálculo considerando a potência dos eletrodomésticos que serão utilizados, caso a casa seja nova.

Espaço disponível no telhado da residência

O espaço disponível no telhado da casa é um fator fundamental, uma vez que as placas ocupam um bom tamanho.

No entanto, esse cálculo fica a cargo da empresa que você vai contratar para realizar a instalação do seu sistema solar, uma vez que ela é quem detém as medidas exatas das placas que serão utilizadas.

Consumo de energia em uma residência

Abaixo, listamos alguns dos principais aparelhos eletrodomésticos encontrados em uma residência – você pode usar a média de consumo deles para ter uma ideia do quanto sua família usa de energia elétrica no decorrer de um mês:

  • Geladeira de duas portas frost-free: 56,88 kWh/mês;
  • Geladeira de uma porta: 25,2 kWh/mês;
  • Lavadora de louças: 30,86 kWh/mês;
  • Forno elétrico: 15 kWh/mês;
  • Micro-ondas: 13,98 kWh/mês;
  • Cooktop: 68,55 kWh/mês;
  • Ferro elétrico a vapor: 7,2 kWh/mês;
  • Lavadora de roupas: 0,13 a 0,47 kWh/ciclo de lavagem.

Quantas placas fotovoltaicas minha casa precisa?

Para te ajudar a compreender quantas placas fotovoltaicas serão necessárias em sua residência, a SOLARITIMA disponibilizou de forma totalmente gratuita uma calculadora de placas solares, que você pode acessar clicando aqui nesse link.

Por meio dela, você pode compreender qual o tamanho do sistema solar que você precisa em sua casa para oferecer uma economia de até 95% em sua conta de energia elétrica, e todos os demais benefícios que gerar sua própria energia elétrica pode te oferecer.

Portanto, se você ainda tiver alguma dúvida sobre quantas placas fotovoltaicas precisa em sua residência, pode solicitar um orçamento com nossa equipe de profissionais aqui na SOLARITIMA.

Continue de olho aqui em nosso blog para ter acesso à muito mais conteúdo sobre energia solar, e sinta-se à vontade para entrar em contato conosco enviando suas dúvidas e sugestões – é sempre um prazer!

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email