Uma placa de energia solar é um equipamento fundamental na geração de energia fotovoltaica. Ela atua a partir da captação da radiação solar, gerando, então, a energia elétrica que pode ser usada em empresas e residências.
O custo-benefício desses serviços é considerado muito bom, tendo retorno em apenas alguns anos. No entanto, para isso, é necessário saber investir na placa de energia solar que mais combina com as suas necessidades. Leia para entender melhor!
O que é uma placa de energia solar?
Uma placa de energia solar, também conhecida como módulo fotovoltaico, é um equipamento que utilizada da radiação solar para a produção de energia elétrica. Em geral, elas são produzidas a partir de materiais semicondutores como o silício, embora existam modelos em outros materiais também.
Assim sendo, as células fotovoltaicas recebem os fótons provenientes da luz solar. Então, esses fótons colidem com os átomos do silício, gerando uma movimentação de elétrons. Isso é o famoso efeito fotovoltaico, que é quando a corrente elétrica é gerada.
Entre os diferentes tipos de sistemas de placa de energia solar, existem os on grid e os off grid. Cada um é indicado para locais específicos, considerando a quantidade de iluminação presente, as demais condições do local e as necessidades específicas.
Os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica são cada vez mais utilizados por conta de seus benefícios. Entre eles, estão a economia na conta de luz, a eficiência, a durabilidade e a sustentabilidade do sistema que não gera poluição.
No entanto, não existe apenas um modelo e uma forma de aplicação. Por isso, antes de mais nada, é necessária a realização de um projeto para entender as necessidades do local. Instalar placa de energia solar em residência, por exemplo, é diferente de instalar em setores agrícolas.
Para isso, o kit de energia solar necessário será distinto. Via de regra, eles contam com a placa de energia solar, com inversores solares, com estruturas de fixação, entre outros elementos que visam garantir o melhor sistema possível.
Quanto custa uma placa de energia fotovoltaica?
Assim como falamos antes, cada local tem suas próprias especificidades. Por isso, a quantidade de energia necessária e o modelo do sistema de energia fotovoltaica aplicados podem mudar de um para outro.
Ainda assim, existem preços de placa de energia solar mais comuns no Brasil. Normalmente, esses produtos são importados, mas já são bem mais em conta do que eram há alguns anos.
Por certo, esses produtos podem oscilar em valores por questões de mercado e de câmbio. Além disso, é claro, os valores mudam também de acordo com o modelo e com a capacidade de geração de energia de cada placa de energia solar.
Assim sendo, um painel fotovoltaico de 330 W, por exemplo, costuma custar em torno de mil reais. Já um gerador de 1,78 kWp para residências pode chegar a cerca de R$ 3.400,00. Um de 12,42 kWp, mais utilizado em pequenas empresas, está próximo dos 10 mil reais. Já um para indústria, com um gerador de 53,4 kWp custa aproximadamente 36 mil reais.
À primeira vista, os valores podem parecer elevados para alguns. No entanto, estimativas mais recentes apontam que o retorno geralmente vem em 5 a 6 anos, enquanto essas placas costumam durar pelo menos 25 anos. Ou seja, realmente vale a pena, ainda mais em um cenário de aumento constante no valor da energia elétrica.
Por fim sobre os valores, saiba que não é somente esse custo que deve ser considerado. Além da placa de energia solar, há outros fatores como o projeto e a própria instalação no local que também devem entrar no orçamento.
Como escolher placa de energia solar?
Já falamos antes algo que é importante ressaltar quando o assunto é sobre placa de energia solar e geração desse tipo de energia. É que é impossível dizer um modelo que é perfeito para todas as pessoas.
Em vez disso, o mais indicado é realizar um projeto inicial. Então, a partir desse projeto, vamos saber quais são as necessidades do local, as condições de luminosidade e outros fatores relacionados.
Isso vai dar a base de conhecimento para que o melhor sistema seja escolhido. Afinal, ninguém deseja optar por um sistema de energia fotovoltaica que acabe gerando menos energia do que o necessário, não é verdade?
Em virtude disso, alguns elementos devem ser considerados. Por exemplo, a finalidade (residencial, para áreas agrícolas, para indústrias, pequenas empresas, etc), o local e a incidência de radiação solar, entre outros.
Onde comprar?
Para finalizar nossa publicação, você sabe onde comprar e com quem realizar a instalação da placa de energia solar que comprar? Hoje em dia, existem empresas especializadas que realizam somente esse tipo de serviço.
Aqui na Solaritima somos especializados e focamos em valores como inovação, segurança e sustentabilidade. Inclusive, além de comercializar os kits de energia solar, também realizamos consultoria, projetos, instalação e manutenção dos produtos.
Lembre-se de que a instalação é muito importante. Esses equipamentos devem ser colocados da maneira correta para gerar a energia do jeito que foi projetado.
Além disso, a manutenção, apesar de ser simples, deve ser realizada anualmente. Isso garante que a sua placa de energia solar continue funcionando bem por mais muito tempo, protegendo a vida útil dela.
Clique aqui e venha falar conosco para mais informações!