Novembro azul não é apenas sobre o câncer de próstata

novembro azul

Novembro é mundialmente conhecido como o mês de conscientização ao câncer de próstata.

Mas, além disso, também é um mês para reforçar a importância dos cuidados em relação a saúde dos homens.

Historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças, por isso essa ações durante novembro são tão importantes.

O movimento busca conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do próprio corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, não fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, levando a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Além do exame, há outros cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial;
  • Hemograma completo;
  • Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Testes de urina;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). E ainda segundo o INCA, diariamente, 42 homens morrem em decorrência da doença, no Brasil e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença.

Tem maior ocorrência em homens a partir de 65 anos, mas é recomendado que o exame seja feito anualmente, a partir dos 50 anos ou dos 45, para homens com fatores de risco.

Principais sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Se você é homem e está lendo esse texto, procure um médico e faça exames periodicamente para garantir que está tudo em dia com a sua saúde.

Conheça alternativas para o aumento na conta de luz e formas de economizar

Alternativa ao aumento na conta de luz e energia

Seja por motivações financeiros ou a procura por fontes mais sustentáveis, cada vez mais as pessoas estão buscando formas de economizar energia elétrica.

O aumento de 52% na bandeira vermelha – que é acionada em períodos que o nível dos reservatórios está abaixo do normal – divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encareceu a geração de energia.

O mais recente aumento na tarifa começou a valer em 1 de setembro, quando foram acrescidos R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, com a criação da bandeira de escassez hídrica.

Além disso, de acordo com levantamento feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), feito em 2020, o Brasil está entre os países com a energia mais cara.

Pensando em todos esses fatores, separamos informações muito importantes para te ajudar na hora de economizar energia e a encontrar soluções que não pesem tanto no bolso no final de cada mês.

Hábitos simples como retirar a TV da tomada já ajudam a aliviar a pressão sobre a conta de luz. Você sabia que, mesmo em stand by (quando o aparelho foi desligado, mas continua na tomada), eles consomem energia?

Substitua as lâmpadas convencionais pelos modelos de LED; banhos curtos são o ideal; evite acender as luzes quando há bastante luz natural; controle o uso da máquina de lavar e passe as roupas todas de uma vez.

Todas essas são coisas que podemos fazer para reduzir o consumo de energia em casa.

Agora, se você busca uma alternativa para esses aumentos na conta de energia, uma das melhores opções é a energia solar fotovoltaica. Ela é amplamente incentivada e, além dos benefícios para o meio ambiente, proporciona mais tranquilidade e não te traz nenhuma surpresa no final do mês.

Quando uma pessoa adere à instalação de painéis fotovoltaicos na sua residência, a energia gerada passa a ser a sua fonte principal de eletricidade.

Dessa forma, é possível depender o mínimo possível do fornecimento usual e os descontos na conta de luz podem chegar até 95%.

Mas atenção: é preciso levar em conta que isso depende do consumo da residência e do tamanho do sistema. Para se beneficiar do máximo de desconto, é preciso que o sistema seja planejado com base no consumo daquela unidade nos últimos 12 meses.

Outro fator importante é que a irradiação solar é determinante na eficiência. No Brasil, temos alta irradiação e isso não costuma ser um problema. Mas é importante ter em mente que longos períodos nublados podem comprometer a geração.

O retorno sobre o investimento em energia elétrica é considerado rápido e atrativo e leva, em média, de 4 a 5 anos. Além disso, a vida útil dos painéis solares é longa – até 25 anos com eficiência de 80% e isso também pode ser tornar um diferencial de valorização caso o imóvel precise ser vendido ou alugado. E se você está pensando na manutenção, ela é simples e exige apenas uma limpeza dos painéis a cada seis meses ou até um ano.

A ótima relação custo-benefício que a energia solar oferece vale para diversos segmentos, inclusive o de condomínios, já que essas edificações podem se tornar uma unidade geradora de energia, possibilitando o retorno do investimento de forma ainda mais rápida.

Energia limpa e sustentável

Se todas as vantagens financeiras ainda não te convenceram que a energia solar é uma excelente opção, então que tal pensar nos impactos ao meio ambiente?

Um sistema de energia solar depende apenas da irradiação do sol para produzir energia e esse é um recurso que está sempre disponível, principalmente no Brasil.

Adotando esse sistema, o consumidor contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, já que nada nocivo, tóxico ou poluente é produzido na geração da energia solar.

Para ter uma instalação de qualidade e com toda a segurança necessária, é preciso uma empresa responsável, como a Solaritima. Faça um orçamento gratuito e sem compromisso!